Descriminação social

Descriminação social 

Hoje em dias convivemos com a descriminação social mais fingimos não ver e nem perceber enganando a nos mesmos, pois a descriminação social esta presente em todos os lugares e no nosso dia a dia. Exemplo em lojas, restaurantes, shopping etc.. Lugares considerados “públicos”, mas se analisarmos não e bem assim se colocarmos uma pessoa bem vestida aparentando boa situação financeira para entrar em alguns desses lugares e depois entrasse uma pessoa com trajes simples aparentando não ter tantas condições financeiras será que as duas serão tratadas do mesmo modo?  E será que essa pessoa simples não tem o mesmo direito da pessoa que esta bem vestida ? são coisas nítidas que acabam passando despercebidas e acabam se tornando uma coisa comum, mas dizer que é comum não é a mesma coisa de dizer que esta certo.

·        O que é descriminação?


Significa “fazer uma distinção”. Existem diversos significados para a palavra, incluindo a discriminação estatística ou a atividade de um circuito chamado discriminador. O significado mais comum, no entanto, tem a ver com a discriminação sociológica: a discriminação social, racial, religiosa, sexual, étnica ou especista.

Tipos de descriminação social


  • A discriminação sexual- é estruturada nas distinções sociais e culturais entre homens e mulheres que convertem as diferenças sexuais biológicas em hierarquias de poder, status e renda. Também pode ser definido como a divisão de tarefas, posto de trabalho e profissões com base no feminino e masculino, essa prática, que era comum na sociedade começou a ser questionada apenas recentemente. As consequências dessa desigualdade é que as mulheres ganham menos que os homens, ou homens a menos do que as mulheres (fazendo o mesmo trabalho, com o mesmo grau de ensino e mesmos horários). A sociedade salarial não é uma sociedade de igualdade, há uma grande diferença entre o rendimento gerado pelo homem em comparação à mulher e até mesmo o acesso aos bens sociais, por exemplo, acesso à educação e cultura.
  • Diferença de classes- a classe social está fortemente associada a prestígios e privilégios. Ela pode explicar a reprodução social, a tendência das classes de permanecer estável ao longo de gerações mantendo as desigualdades igualmente. Tais desigualdades incluem as diferenças de renda, de riqueza, de acesso à educação, níveis de pensão, status social e rede de segurança socioeconômica. Em geral, a classe social pode ser definida como uma grande categoria de pessoas classificadas similarmente localizadas em uma hierarquia e distinguidas de outras grandes categorias na hierarquia por características como ocupação, escolaridade, renda e riqueza. Um comum entendimento das classes sociais hoje inclui a classe alta, a classe média e a classe baixa. Os membros de diferentes classes têm variado acesso a recursos de capital, o que afeta sua colocação no sistema de estratificação social.
  • Diferença racial O tratamento desigual e de oportunidades entre os grupos raciais é geralmente o resultado de alguns grupos étnicos, considerados superiores a outros. Esta desigualdade pode se manifestar por meio de práticas de contratação discriminatórias em locais de trabalho, em alguns casos, os empregadores têm demonstrado preferir a contratação de funcionários em potencial com base na percepção étnica dada o nome de um candidato - mesmo que todos tenham currículos apresentando qualificações idênticas. Partes desses tipos de práticas discriminatórias resultam de estereótipos, que é quando as pessoas fazem suposições sobre as tendências e características de determinados grupos sociais, muitas vezes incluindo grupos étnicos, normalmente enraizadas em suposições sobre a biologia, capacidades cognitivas, ou mesmo falhas morais inerentes.


Estratificação social


É um sistema de classificação social baseada em condições socioeconômicas Quando as diferenças levam a um status de poder ou privilégio de alguns grupos em detrimento de outro isso é chamado de estratificação social. é baseada em quatro princípios básicos: (1) É uma característica da sociedade, e não simplesmente um reflexo das diferenças individuais, (2) A estratificação social continua de geração para geração, (3) É universal, mas variável; (4) Envolve não só a desigualdade, mas também crenças. Na sociologia Os defensores da teoria da ação sugeriram que desde que a estratificação social é comumente encontrada nas sociedades desenvolvidas, a hierarquia pode ser necessária a fim de estabilizar a estrutura social. Mas poderiam muito bem ser o impulso para um conflito. Que é o que acontece nos dias atuais não virou só uma divisão de status virou um motivo de descriminação por conta das diferenças de estarem em classes mais altas acharem que são melhores que os outros.

 bibliografia 

www.gamedesire.com
http://www.direitonet.com.br/
http://meioambientenomundo.blogspot.com.br/
pt.wikipedia.org

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Influências Culturais indígena no Brasil e em Corumbá-MS.

Estado de Bem-Estar Social

"Operária do metrô" - questões página 24