Revolução Russa - Resenha




No começo do século XX a Rússia foi um dos maiores impérios do mundo em extensão territorial, atingindo cerca de 22,4 milhões de km²:






Resultado de imagem para imperio russo




 Por outro lado a Rússia era um país de economia atrasada e dependente da agricultura pois cera de 80% de sua economia estava concentrada no campo. Naquela época não existia leis trabalhistas quem amparassem os camponeses que andavam "as moscas" entre os grupos privilegiados da sociedade russa estava a nobreza rural, proprietária de maior parte das terras cultiváveis do império. E nesse período a polícia reprimia quaisquer tipos de greves e manifestações. 

O Estado era governando por czar (governo absolutista), era proibido a criação de partidos políticos, porém existia o Partido Social Democrata que seguia os ideais de Marx. Os trabalhadores rurais viviam em extrema miséria e pobreza, pagando altos impostos para manter a base do sistema czarista de Nicolau II.

Em 1905 Ocorreu uma guerra entre Rússia e Japão, pela disputa de territórios na China, que deixou a população russa com muitas dificuldades sociais. Nesse mesmo ano o governo czarista enfrentou inúmeros protestos e greves em diversas regiões do império, o conjunto dessas manifestações ficou conhecido como Revolta de 1905. O czar não quis saber de manifestações e ordenou que a polícia atirassem na multidão, esse episódio ficou conhecido com "Domingo Sangrento".

Resultado de imagem para revolução russaEm 1917 ocorreu um protesto, pela passagem do dia Internacional da Mulher com mais de 1 milhão de pessoas e mais uma vez o czar mandou atirar na multidão porém isso não aconteceu, dessa vez os policiais deixaram as armas de lado  e foram as ruas reivindicar seus direitos, o que deixou o czar Nicolau II preocupado com o avanço da Revolta, assim o czar renunciou e logo em seguida foi preso. Então a Rússia se tornou uma república e começou - se a liberdade política. Enquanto não havia eleições, Kerenski se tornou governo provisório. Esse governo era formado por vários partidos políticos e os principais eram partidos da burguesia liberal que defendiam o capitalismo. O novo governo não ofereceu, porém, resposta rápidas aos grandes problemas sociais que incomodavam os operários e camponeses, como a falta de terras e alimentos, e assim tomaram uma medida que ia contra a população, resolveram manter sua participação na Primeira Guerra Mundial e por esse motivo os bolcheviques queriam derrubar Kerenski.

Para isso organizaram os sovietes (conselhos de revolucionários) para prepararem uma revolução socialista dando todo poder ao povo.
O Comitê Revolucionário, liderado por Trotski, distribuiu armas para operários e soldados insurgentes. Em novembro de 1917 as tropas vermelhas tomaram as ruas de Petrogrado e Moscou. Kerenski fugiu. Lênin se tornou líder do povo soviético.

Com a ajuda do Exército Vermelho, o governo bolchevique aplicou o DECRETO DA TERRA fazendo a reforma agrária. Distribuíram comida para a população e até invadiram armazéns. Assinaram com a Alemanha o TRATADO DE BREST-LITOVSK retirando a Rússia da 1º Guerra.

Para evitar contrarrevolucionários, Lênin proibiu partidos políticos, censurou imprensa e estatizou empresas. Os salários dos trabalhadores foram quase igualados. O Partido Bolchevique virou Partido Comunista. O Exército Branco, cansado da 1º Guerra, desistiu das batalhas contra o Exército Vermelho. Os países capitalistas cercaram a Rússia com um bloqueio econômico chamado de CORDÃO SANITÁRIO. Ficava proibido relações comerciais com a Rússia. A Rússia mergulhou-se ainda mais na pobreza e fome (muitos comiam cadáveres).
Resultado de imagem para nova política econômica (nep)
Em 1922 a Rússia passou a se chamar União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).
Lênin adotou a NEP com objetivo de recuperar a economia. Houve permissão para instalação de algumas pequenas empresas privadas e acordos para investimento de empresas estrangeiras. A NEP deu certo, a economia da URSS começou a se recuperar.

Com a morte de Lênin (1924), os dirigentes de sovietes Stalin e Trótski, disputaram o poder.
Trotski queria que o socialismo se espalhasse pela Europa. Stalin queria firmar primeiro o socialismo na URSS e só depois se espalhar, visto que o país era muito extenso.
Stalin venceu a disputa. Em 1927 Trótski teve que abandonar o país.

Stalin foi ditador, o que era comum na época – greves proibidas e prisões políticas. A KGB (polícia secreta) eliminava os contrarrevolucionários, enviando-os para os gulags (prisões na Sibéria).

Para a economia, foram aplicados os PLANOS QUINQUENAIS: investimentos nas indústrias de base e infraestrutura, ou seja, indústrias de aço, petróleo, estradas, hidrelétricas, etc. A indústria de bens de consumo ficou deficitária.

O Estado dirigia a economia – ECONOMIA PLANIFICADA – o objetivo era o bem-estar social. Os planos quinquenais tiveram sucesso e a URSS se tornou uma potência econômica.
Stalin deu moradia, escola, saúde e emprego para os soviéticos. Não havia inflação. O progresso e a repressão faziam o povo respeitar o governo.
Com Stalin a URSS obteve progresso e qualidade de vida nunca vistos em sua história.

A economia da URSS era tão estável que a Grande Depressão de 30 não chegou ao estado soviético. Isso se deu porque ela já era uma economia planificada e independia do mercado e das bolsas de valores.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Influências Culturais indígena no Brasil e em Corumbá-MS.

Estado de Bem-Estar Social

"Operária do metrô" - questões página 24