Estado Socialista

Uma das respostas ao Estado liberal foi o desenvolvimento do socialismo. O socialismo representa uma critica ao mundo capitalista e as péssimas condições de trabalho e de vida do proletariado. Cabe destacar que o Estado liberal resguardava o primado da propriedade privada e as relações econômicas baseadas no liberalismo e na acumulação de capitais engendravam uma grande exploração dos trabalhadores. Nesse aspecto o socialismo representa igualmente uma crítica ao Estado liberal, à estrutura econômica da sociedade e a divisão de classes típica do capitalismo liberal do século XIX.


O Estado socialista defende:

  • O fim da propriedade privada.
  • A distribuição da riqueza.
  • A socialização dos meios de produção.
  • O fim da divisão de classes.
  • Uma economia planificada.
  • Reduzida desigualdade social.


Características do socialismo

Diferentemente do que ocorre no capitalismo, onde as desigualdades sociais são imensas, o socialismo é um modo de organização social no qual existe uma distribuição equilibrada de riquezas e propriedades, com a finalidade de proporcionar a todos um modo de vida mais justo. 

Sabe-se que as desigualdades sociais já faziam com que os filósofos pensassem num meio de vida onde as pessoas tivessem situações de igualdade, tanto em seus direitos como em seus deveres; porém, não é possível fixarmos uma data certa para o início do comunismo ou do socialismo na história da humanidade. Podemos, contudo, afirmar que ele adquiriu maior evidência na Europa, mais precisamente em algumas sociedades de Paris, após o ano de 1840 (Comuna de Paris). 

A sociedade visada aqui é aquela sem classes, ou seja, onde todas as pessoas tenham as mesmas condições de vida e de desenvolvimento, com os mesmos ganhos e despesas. Alguns países, como, por exemplo, União Soviética (atual Rússia), China, Cuba e Alemanha Oriental adotaram estas ideias no século XX. A mais significativa experiência socialista ocorreu após a Revolução Russa de 1917, onde os bolcheviques, liderados por Lênin, implantaram o socialismo na Rússia.

Porém, após algum tempo, e por serem a minoria num mundo voltado ao para o lucro e acúmulo de riquezas, passaram por dificuldades e viram seus sistemas entrarem em colapso. Foi a União Soviética que iniciou este processo, durante o governo de Mikail Gorbachov (final de década de 1980), que implantou um sistema de abertura econômica e política (Glasnost e Perestroika) em seu país. Na mesma onda, o socialismo foi deixando de existir nos países da Europa Oriental. 

Atualmente, somente Cuba, governada por Fidel Castro, mantém plenamente o sistema socialista em vigor. Mesmo enfrentando um forte bloqueio econômico dos Estados Unidos, o líder cubano consegue sustentar o regime, utilizando, muitas vezes, a repressão e a ausência de democracia.

                                         Socialismo X Liberalismo


 

Referências:


https://imagohistoria.blogspot.com.br/2015/05/o-estado-socialista.html 
http://www.suapesquisa.com/geografia/socialismo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Influências Culturais indígena no Brasil e em Corumbá-MS.

Estado de Bem-Estar Social

"Operária do metrô" - questões página 24