Governo Militar - Figueiredo

·         A transição do regime militar para a democracia
Resultado de imagem para governo figueiredo ditadura militarA sucessão de Geisel foi decidida novamente em eleição indireta, com o Congresso Nacional convertido em Colégio Eleitoral.
O general João Baptista de Oliveira Figueiredo foi o vencedor, com 335 votos, contra 266 dados ao general Euler. Assumiu a presidência da República em 15 de março de 1979, permanecendo no cargo durante seis anos (normalmente, seriam cinco anos), de acordo com uma das medidas decretadas por Geisel no Pacote de Abril.
·         Movimento sindicalista
Durante o processo de abertura política, destacou-se o surgimento no país de um novo sindicalismo, de perfil oposicionista em relação às diretrizes governamentais. Esse movimento liderou as primeiras greves operárias contra o achatamento salarial e o autoritarismo do governo. Em 1979, mais de 3 milhões de trabalhadores fizeram greve. Entre as paralizações mais importantes, destacaram-se as greves dos operários metalúrgicos de São Bernardo do Campo, em São Paulo, sob a liderança de Luiz Inácio Lula da Silva, então presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.
·         Marcos da abertura política
Os principais marcos da abertura política e da redemocratização do país durante o governo Figueiredo foram:
Resultado de imagem para governo figueiredo ditadura militar>Lei da Anistia, que anistiou todos os que tinham sido punidos pela ditadura militar, permitindo a volta de muitos brasileiros que estavam no exílio e a reabilitação da cidadania de muitas pessoas que tiveram seus direitos políticos cassados.
>O fim do bipartidarismo, por meio de edição de uma nova Lei Orgânica dos Partidos, que restabeleceu o pluripartidarismo. Criaram-se, então, diversos partidos: Partido Democrático Social – PDS (no lugar da Arena), Partido do Movimento Democrático Brasileiro – PMDB (no lugar do MDB), Partido dos Trabalhadores (PT), Partido Democrático Trabalhista (PDT) e Partido Popular (PP); também ressurgiu o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). Foram estabelecidas eleições diretas para governador de estado.
·         Dívida externa
Para obter empréstimos do Fundo Monetário Internacional (FMI), o governo brasileiro era obrigado a aceitar as exigências dos banqueiros internacionais. Não podendo pagar os empréstimos já obtidos, o governo e as empresas passaram a pedir outros para saldar a dívida anterior; esse processo fazia a dívida externa aumentar extraordinária e continuamente.
·         Inflação
Os índices de inflação bateram recordes históricos, superando a cifra de 200% ao ano; os trabalhadores tinham seus salários cada vez mais corroídos pela elevação do custo de vida.
·         Desemprego
A falta de investimento no setor produtivo resultou em redução do crescimento econômico, tendo como consequência o aumento do desemprego; em desespero, desempregados chegaram a saquear lojas e supermercados.

Resultado de imagem para fim da ditadura militar 1985

Fonte Bibliográfica:

COTRIM, Gilberto, História Global – Brasil e Geral, volume 3, 2ª ed. São Paulo: Saraiva, 2013.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Influências Culturais indígena no Brasil e em Corumbá-MS.

Estado de Bem-Estar Social

"Operária do metrô" - questões página 24